terça-feira, 11 de maio de 2010

Linguagem virtual


É inegável os benefícios do desenvolvimento tecnológico na era moderna. Através da internet, por exemplo, a comunicação se tornou instantânea, tanto entre pessoas vizinhas, quanto entre aquelas que habitam em terras longíquas.

Não há mais fronteiras que impeçam a troca de informações, característica notória de um mundo globalizado. As diversas culturas existentes se tornam amplamente conhecidas e divulgadas. Tudo se aproxima, ou se afasta, a depender do uso que se faz das informações obtidas.

Entretanto, cotidianamente, observo a ineficácia da comunicação estabelecida virtualmente através de uma linguagem específica , criada para atender à necessidade de se trocar mensagens que simulam uma conversa real.

Abreviações, palavras grafadas conforme são pronunciadas, acentuação suprimida, símbolos que se propõe a substituir uma risada ou uma expressão facial, são comumente utilizados no msn ou em sites de realacionamento para que realmente se tenha a sensação de proximidade de uma interlocução pessoal.

No entanto, as vezes, todos esses mecanismos "linguísticos" falham e, as nossas falas são desastrosamente mal interpretadas. O nosso amigo (a) virtual, sem a audição imprescindível do nosso tom de voz, da nossa expressão corporal, dos nossos gestos, do nosso olhar, pode nos entender erroneamente, causando um transtorno enorme.

E para esclarecermos o mal entendido, haja buscar a pontuação correta, a palavra certa e, colocá-la no lugar certo, gerando a frase certa, para que, finalmente o que dissemos seja interpretado como desejamos.

Essa falha na comunicação virtual, no entanto, não obscurece o seu mérito em aproximar pessoas que, sem esse mecanismo teriam provavelmente 0,0% de chances de se conhecerem um dia. Porém, nada substitui qualitativamente a aproximação física entre as pessoas. Ainda bem.

4 comentários:

  1. Ooowwwwwwwwwww ótimooo textoo!!! Parabéééénnss!!

    ResponderExcluir
  2. Todos os textos são ótimos e produtivos de uns que li deu pra aprender alguma coisa...Não li todos ainda mais pretendo muito legal seu blog parabéns Beijos*

    ResponderExcluir
  3. Amiga, tô divulgando seu blog a todo vapor, bj

    ResponderExcluir
  4. Uma boa colocação a sua. no entanto devemos resaltar que nunhuma outra lingua se espandio com tanta intensidade quando a virtual e isso não pode passar despecebido aos estudiosos da língua. Inclusive cria-se uma discursão entre gramáticos e socio linguisticos.

    ResponderExcluir